Voltar para o blog
cérebro

3 passos simples que vão mudar o jeito que você estuda inglês PARA SEMPRE

aceleradordefluencia dicadeinglês dicasdefluencia inglêsfluente speakeasy Dec 27, 2020

Eu estudei espanhol na escola desde a 5ª série até o final do ensino médio (como muitos da minha geração). Eu era boa aluna, então sempre tirava notas boas. Até cheguei a participar de uma conferência em espanhol por indicação de um professor. 

Quando eu fui para os EUA pela primeira vez, fiquei hospedada com uma família de Venezuelanos, onde várias pessoas falavam somente espanhol. 

Você podem pensar que eu achei que eu iria abalar com meu espanhol, especialmente porque nós brasileiros temos a tendência de achar que espanhol é fácil e a gente consegue dar um jeitinho com o nosso "portunhol".

Que ingênua! Fui acreditando que meu espanhol de livro didáticos e provas na escola seria suficiente, mas eu não nas minhas primeiras conversas eu não conseguia entender nada! Era como se eu estivesse ouvindo grego ou japonês!

Depois, quando eles conversavam diretamente comigo, devagar, eu até entendia, mas para responder eu apenas falava frases básicas, e quase não conseguia contar histórias do dia-a-dia.

Será que você também tem uma história similar para contar sobre o inglês?

  • Porque, às vezes, somos bons para ler e ouvir e na hora de falar não sai NADA?

A resposta é simples: porque nós criamos dois tipos de vocabulários na nossa mente quando estamos aprendendo. Um vocabulário ativo e outro passivo.

Mas, vamos direto ao ponto, aqui os passos para te ajudar:

Passo 1: Faça com que o vocabulário seja relevante para você

Da próxima vez que estiver aprendendo inglês, ou qualquer idioma, crie um exemplo relevante e pessoal usando o novo vocabulário adquirido.

A palavra "issue", por exemplo. Você pode entender em um nível racional que "issue" quer dizer "problem", mas se você parar por aí, provavelmente vai esquece-la. Tente pensar em um "issue" da sua vida, algum problema que você precisa achar uma solução no momento atual. Tente criar um exemplo relevante para você (você pode usar um exemplo do dicionário como base), tal como "I have a few issues with my sister because she doesn't see the world the way I do".

Pense nos "issues" específicos que você tem com sua irmã. Pense nas situações que você já passou com ela que foram "an issue". Quanto mais específico e concreto o exemplo que você associar com a palavra, melhor ela será codificada.

Usando esse método você vai cortar um tempo considerável para aprender e memorizar a palavra e ela terá mais chances de ser guardada no seu vocabulário ativo.

Passo 2: Pratique de forma sistemática

Baseada na minha experiência pessoal, e com meus alunos, eu posso te falar que alguns métodos produzem resultados mais rápidos para a maioria das pessoas. E o método que eu uso e ensino para meus alunos é fazer flashcards. 

Estou falando de flashcards que você pode adicionar imagens, áudio, sinônimos e ainda um exemplo pessoal. Usar todos os seus sentidos para ajudar seu hipocampo codificar seu novo vocabulário.

Como fazer isso de forma fácil?

  • Usando um aplicativo chamado Anki (gratuito para Android e acessível via web para iOS ), o que me leva ao nosso último passo.

Passo 3: Use a técnica de repetição espaçada

Você se lembra de quando estava estudando para uma prova de geografia e escreveu todos os conceitos chaves em formato de lista para estudar para uma prova, e depois ficava relendo e memorizando sua lista de conceitos? Será que você lembrou de todos eles com a mesma facilidade na hora da prova?

Provavelmente não. Provavelmente alguns conceitos estavam na ponta da língua e outros você não conseguiu lembrar, ou teve mais dificuldade para lembrar. É aí que a repetição espaçada entra em ação.

Se trata de uma técnica de memorização muito simples e eficiente, que consiste em forçar seu cérebro a lembrar de algo quando este está quase no ponto de esquecimento. Existem diversas formas para colocar essa técnica em prática.

Atualmente, graças à tecnologia informática, existem aplicativos com algoritmos sofisticados, como o Anki, que nos ajudam a aplicar essa técnica e estudar diretamente da palma das mãos.

Se você tivesse estudado aqueles conceitos da sua aula de Geografia no Anki, você teria criado um flashcard para cada um deles e na hora de estudar você contaria com o poder dos algoritmos para saber exatamente quando, e com qual frequência estudar cada conceito, fixando-os por muito mais tempo na sua cabeça e economizando bastante tempo dos seus estudos.

O segredo dos poliglotas

Esse método é o segredo de muitos poliglotas, que aprendem uma nova língua em 6 meses ou até menos! Também é o segredo de muitos alunos de medicina que precisam aprender e memorizar centenas de termos em poucos meses.